DÚVIDAS FREQUENTES
1. Para que serve a verificação de cronotacógrafo?
A verificação dos cronotacógrafos tem como principal objetivo assegurar que as medições realizadas por esses instrumentos sejam confiáveis, de acordo com os requisitos estabelecidos pelo INMETRO.
2. Onde deve ser instalado o cronotacógrafo?
Conforme a Portaria Inmetro 201/04 item 9.3 “ Os indicadores de cronotacógrafo devem ser instalados no veículo, em local onde o condutor em sua posição normal, possa acompanhar de forma clara e inequívoca as respectivas indicações, sendo que o registrador deve encontrar-se em local de fácil acesso, na parte dianteira do compartimento interno do veículo.
3. Qualquer empresa pode efetuar a instalação, manutenção e reparo dos cronotacógrafos?
A instalação, manutenção e reparo de cronotacógrafos, no que diz respeito ao Inmetro, podem ser feitas por qualquer oficina escolhida pelo interessado, entretanto, a selagem dos mesmo somente poderá ser feita em um Oficina de Selagem, Posto de Selagem ou Posto de Ensaio.
4. O certificado de verificação é recebido na hora?
Quando os ensaios forem realizados por algum IPEM, este mesmo realizará a verificação do instrumento e liberará o acesso ao Certificado de Verificação. Se os ensaios forem realizados em um Posto de Ensaio, o relatório de ensaio e o disco ou fita diagrama relativos ao ensaio são encaminhados para o IPEM daquele estado, que efetuará a verificação dos mesmos e liberará o acesso ao certificado de verificação.
5. A certificação será exigida somente quando da inspeção dos veículos ou em fiscalização rotineira nas rodovias?
A fiscalização não estará restrita ao momento das inspeções, podendo ser exercida em qualquer outro, seja nas estradas ou nas autorizações obtidas pelo poder concedente dos municípios, estado ou união.
6. Cronotacógrafo é o mesmo tacógrafo que já existe nos caminhões?
O cronotacógrafo a ser utilizado deve ter seu modelo aprovado pelo Inmetro. A grande maioria dos instrumentos comercializados e utilizados no país detém esta aprovação. Assim sendo, é bem provável que seja o mesmo instrumento que já é utilizado atualmente.
7. A quem compete fiscalizar a verificação do cronotacógrafo?
Na medida em que a exigência de utilização do instrumento é do Denatran, a atividade de fiscalização quanto à utilização do instrumento é de competência daquele departamento. As ações de fiscalização do Denatran poderão ser apoiadas por exigências do poder público concedente das atividades de transporte, por exemplo: as secretarias municipais e os órgãos estaduais de trânsito que poderão exigir o certificado de verificação para o licenciamento das atividades de transporte em sua área de competência.
8. Os veículos sem selagem nos instrumentos podem realizar os ensaios metrológicos?
Nos casos em que não houver a selagem nos instrumentos a serem ensaiados, a mesma deverá ser feita antes dos ensaios.
9. Como fazer o pagamento e qual o valor da taxa de verificação do cronotacógrafo?
O recolhimento da taxa devida ao INMETRO em razão da verificação, no valor de R$ 149,00, deverá ser através de GRU (Guia de Recolhimento da União), que deve ser quitada em qualquer agência de banco ou lotérica.
RUA AVELINO JOSÉ DA SILVA, 1176
CAMBÉ - PR
VELOMAX@VELOMAX.COM.BR
43 3251.1010